17/08/2016

Hoje tem passeio de cicloturismo em Artur Nogueira

Rota sairá da Praça do Coreto, às 19 horas, de graça!

Rui do Amaral

Artur Nogueira já pode ser considerada referência no ciclismo. De lojas especializadas, trilhas e campeões no esporte, os moradores do ‘Berço da Amizade’ já estão acostumados. Agora, quem não possui muita experiência, mas mesmo assim deseja se aventurar nos pedais, pode contar com mais uma opção: é o Ciclotour. Projeto idealizado pelos amigos Wesley Romolini e Eder Gomes, com o intuito de levar os entusiastas do ciclismo para as ruas a fim de se divertir e, ainda por cima, conhecer alguns pontos turísticos do município. O projeto inicia nesta quarta-feira (17), às 19 horas.

Os dois amigos contam que já pedalavam há algum tempo em trilhas de mountain bike. A ideia, segundo eles, é atrair quem tem vontade de pedalar, mas tem receio em começar logo nos grupos mais “profissionais” da cidade. “Hoje, Artur Nogueira possui diversos grupos de ciclistas, todos com participantes muito queridos por nós”, aponta Wesley. “Muitas vezes as pessoas têm um certo medo de se juntar a estes grupos por temer ser muito caro obter o equipamento ou até mesmo pelos participantes estarem em um nível muito avançado. O Ciclotour quer incluir esse pessoal para juntos conhecermos melhor nossa cidade”, explica o idealizador.

2-1470409730

Wesley e Eder: “nosso objetivo é promover o ciclismo e o turismo”

O trajeto a ser percorrido possui 9 km de extensão, saindo da Praça do Coreto, o caminho segue pelo prédio e chega até a Lagoa dos Pássaros. De acordo com os organizadores, o percurso deve durar em torno de uma hora. “É um passeio muito família, nada de muito desgastante. É para qualquer um que quiser participar mesmo”, salienta Eder. Ainda de acordo com o idealizador, não só de bicicleta viverá o Ciclotour. “Quem quiser acompanhar de patins ou até mesmo fazendo corrida também será bem-vindo”.

Embora muitas vezes pareça um esporte caro, Wesley deixa claro que, para se inserir no ciclismo não é preciso ser rico ou possuir equipamentos caros. “Hoje, nossa cidade tem lojas maravilhosas onde se pode ter acesso aos mais diversos equipamentos. São lojas realmente especialistas, que são ótimas. Quem não tem condições de comprar uma bicicleta de alto padrão, pode participar do mesmo jeito”. Wesley explica ainda que existe apenas uma condição para poder participar. “A única coisa que pedimos é que quem for pedalar conosco utilize os devidos equipamentos de segurança, como capacete e luvas. Assim tudo ficará só na diversão, que é o nosso plano”.

A ideia é que a medida que o grupo for evoluindo, o passeio também evolua, percorrendo as vezes curtos trechos de terra, mas a princípio será totalmente urbano. “Teremos um carro de apoio, que estará presente em todo o trajeto, rádios para comunicação, ponto de hidratação. Com o passar do tempo o pessoal que for evoluindo provavelmente irá integrar algum dos grupos de ciclismo do município”, conta Eder.

A rota sairá do Coreto às 19 horas. Vale lembrar que a ideia é que a maior parte do trajeto seja realizada através das ciclovias que existem no município.

DSCN7771-Cópia-1467752636-1470409766

A princípio, metade do percurso a ser utilizado é formado pelas faixas específicas para bicicletas, a fim de incentivar quem utiliza este meio de transporte a trafegar com mais segurança e nos lugares mais adequados. Para participar, basta comparecer no local e horário marcados. A participação é totalmente gratuita.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.