21/10/2016

Artur Nogueira terá nova UBS com verbas de Banco Interamericano

Anúncio foi feito esta semana pela diretora regional da Saúde.

Leonardo Saimon

nogueirense-1476976214

A Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) anunciou esta semana o início das obras de uma nova UBS em Artur Nogueira e em mais 14 cidades que compõe a Região Metropolitana de Campinas (RMC). As cidades terão o prazo de 15 meses para começarem a implantar as novas unidades que totalizam 26 em toda a região. O projeto conta com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Secretaria da Saúde do Estado.

A RMC foi a única região metropolitana a ser contemplada pelo financiamento do BID pelo Governo do Estado de São Paulo. O anúncio da ordem de serviço para as construções foi feito pela diretora regional de Saúde Marcia Bevilacqua em reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento, realizada nesta terça-feira (18) no auditório do Ciesp, em Campinas. Diversos prefeitos da RMC estiveram presentes, entre eles, Dr. Fernando Fiori, de Holambra/SP.

O financiamento só foi possível porque a Agemcamp, através da Câmara Temática de Saúde, e o Conselho de Desenvolvimento desenvolveram em conjunto com a Unicamp um plano de fortalecimento da Saúde na Região. A ordem de serviço já foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e contempla os seguintes municípios:

Município N° de UBSs
Artur Nogueira 1 UBS
Campinas 3 UBS
Cosmópolis1 UBS
Holambra1 UBS
Hortolândia1 UBS
Indaiatuba 1 UBS
Itatiba5 UBS
Jaguariúna2 UBS
Nova Odessa2 UBS
Monte Mor2 UBS
Morungaba 1 UBS
Pedreira2 UBS
Santa Bárbara1 UBS
Sumaré2 UBS
Vinhedo1 UBS

A reunião do Conselho de Desenvolvimento também definiu membros para representar a RMC no Conselho de Orientação do Saneamento Básico (COSB) da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo). Foram escolhidos em consenso os Prefeitos dos municípios de Nova Odessa/SP, Indaiatuba/SP e Jaguariúna/SP. A Diretora Ester Viana falou da importância da RMC ser representada neste conselho, ressaltando que o Saneamento Básico é um aspecto que também deve ser tratado de maneira integrada na Região Metropolitana.

Também foi feita uma apresentação pelo Coordenador Regional de Defesa Civil – Sidnei Furtado, referente à instalação do radar meteorológico dentro da área do Cepagri, na Unicamp, que foi uma conquista viabilizada pela Câmara Temática de Defesa Civil da RMC, que apresenta papel fundamental na identificação de fenômenos climáticos para a Região e na previsão com antecedência de tempestades severas; e também o desenvolvimento das ações da Diretoria Regional de Saúde no combate às Arboviroses causadas pelo mosquito Ades Aegypti – Dengue, Zika e Chicungunya, cujas ações voltam a ser reforçadas nesta época do ano.

_dsc5282-1476976560

_dsc5317-1-1476976676

Plano de Desenvolvimento Urbano

Os membros do Conselho de Desenvolvimento definiram em sua reunião ordinária a criação do Comitê Executivo para acompanhamento das ações referentes à elaboração do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado na RMC). Após reuniões com técnicos municipais e entidades da sociedade civil, a Agemcamp dará início ao processo de contratação da Emplasa e de universidades para elaboração do Plano. O Comitê será composto por três Prefeitos ou seus representantes, que na ocasião foram definidos com os municípios de Campinas, Holambra e Santa Bárbara d’Oeste, dois representantes do Governo do Estado, dois representantes da sociedade civil e um membro da Agemcamp, que serão definidos posteriormente.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.