03/08/2016

Após 34 anos, Artur Nogueira terá apenas dois candidatos a prefeito

Fato não ocorria desde as eleições de 1982. Também é a primeira vez, desde a fundação do PT em Artur Nogueira, que o partido não lançará candidato.

Rui do Amaral / Alex Bússulo

A corrida eleitoral pela Prefeitura de Artur Nogueira ainda não começou oficialmente, já que os partidos políticos têm até esta sexta-feira (05) para realizar as convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Até agora, apenas duas coligações anunciaram seus respectivos candidatos em Artur Nogueira, e um fato chama a atenção: pela primeira vez desde o pleito de 1982, as eleições municipais contarão com apenas dois candidatos a prefeito, já que os demais partidos (que não fazem parte das coligações anunciadas) não pretendem anunciar nenhum candidato.

capatoeivan-1470144382

Capato (PSD) e Ivan (PSDB) durante discursos nas convenções

Na última quinta-feira (28), O Partido Social Democrático (PSD) oficializou a candidatura de Celso Capato à reeleição para prefeito de Artur Nogueira e anunciou Zé Creme como candidato a vice. Ao todo, 14 siglas partidárias participaram do encontro onde se uniram para apoiar a candidatura de Capato. A convenção também homologou a candidatura de 120 candidatos a vereador, de acordo com a assessoria de Capato.

Já neste domingo (31) foi a vez do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) oficializar a candidatura de Ivan Vicensotti à eleição para prefeito de Artur Nogueira, além do nome da vereadora Zezé da Saúde como candidata a vice. Ao todo, 11 siglas partidárias declararam apoio às candidaturas de Ivan e Zezé. A convenção também homologou a candidatura de 72 candidatos a vereador, de acordo com a assessoria de Ivan.

História

O fato de menos de três candidatos disputarem as eleições para prefeito em Artur Nogueira pode ser considerado histórico, já que a última vez que isso ocorreu foi há 34 anos, nas eleições municipais de 1982, quando Cláudio Alves de Menezes (PMDB) e Douglas Del’Alamo (PDS) participaram da corrida eleitoral.

douglaseclaudio-1470144387

Os dois candidatos de 82, Douglas Del’Alamo e Cláudio Alves de Menezes

Nas eleições, ocorridas em 15 de novembro de 1982, Cláudio de Menezes foi eleito com 3.285 votos. Vale lembrar que o pleito era válido por seis anos, ou seja, o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores permaneceram nos cargos até 1988.

Ano Candidatos
2016Celso Capato (PSD) x Ivan Vicensotti (PSDB)
2012Celso Capato (PSD)x Ivan Vicensotti (PPS)x Flávio Almeida (PSL)x Alcione Coser (PT)
2008Marcelo Capelini (PT) x Júnior Barros (PV) x João Carlos Fernandes (PSDB)
2004Marcelo Capelini (PT) x Luiz de Faveri (PP) x Rubens da Silva Barros (PFL)
2000Luiz de Faveri (PTB)x Cláudio Alves de Menezes (PMDB)x Marcos Daniel Capelini (PT)
1996Nelson Stein (PSDB) x Edson Croife (PMDB) x Alcebíades de Sá (PT)
1992Cláudio Alves de Menezes (PMDB) x Nelson Stein (PRP) x Alcebíades de Sá (PT)
1988Ederaldo Rossetti (PL) x João Cantarelli (PMDB) x Joaquim Francisco (PTB)
1982Cláudio Alves de Menezes (PMDB) x Douglas Del’Alamo (PDS)

PT fora das eleições

Outro fato que chama a atenção se dá pela falta do Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais pela primeira vez desde 1988, quando Laércio Bento se candidatou. Desde então, os petistas sempre contaram com um representante próprio na corrida pela Prefeitura. O partido ainda elegeu, em 2004, o ex-prefeito Marcelo Capelini, que seria reeleito nas eleições de 2008.

IMG_0521-1470144390

O então prefeito eleito Marcelo Capelini ao lado do vice Claudinei de Sá (foto: Sérgio Fromberg)

De acordo com Marquinhos da Cultura, assessor parlamentar do PT, o Partido dos Trabalhadores não lançará candidatura própria em Artur Nogueira, nem para prefeito, nem para vereador. “Neste momento o PT de Artur Nogueira vive um momento de reestruturação, por isso não lançaremos nenhum candidato. Nosso partido fará uma campanha pelo voto consciente, incentivando o eleitor nogueirense a escolher um candidato que traga boas propostas para o nosso município. Nesta semana teremos uma reunião onde o Diretório Municipal deverá aprovar essa decisão dando as diretrizes de como os filiados devem proceder”, afirma Marquinhos.

Em nota oficial, o Diretório Municipal do partido em Artur Nogueira reiterou que o mesmo “não participará das eleições municipais em 2016. Segundo o presidente da sigla no município, José Chaves, “a decisão foi tomada de forma conjunta com a cúpula do PT” e “a militância do partido está liberada para participar do processo eleitoral e apoiar quem julgar ser a melhor opção para a cidade”.

Fora da disputa

O Brasil conta hoje com 35 partidos políticos. Dentre estes, 25 integram as coligações de Capato e Ivan. Os outros dez partidos (REDE, NOVO, PT, PMN, PTdoB, PSTU, PCB, PRTB, PCO e PPL) não pretendem lançar um candidato para as eleições de 2016 em Artur Nogueira. Vale lembrar que os partidos têm até esta sexta-feira (05) para realizar as convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.