29/12/2014

Artur Nogueira tem pior desempenho da RMC em ranking ambiental

No 572º lugar de 610 posições, secretário do Meio Ambiente do município diz que relatório não reflete a realidade local

Por Isadora Stentzler

Com nota 4,72, Artur Nogueira ficou no 572º lugar no Ranking Ambiental Paulista 2014, não recebendo o Selo de Município Verde Azul do Estado. A cidade caiu 10 pontos em relação ao ano passado, tendo a pior avaliação da Região Metropolitana de Campinas no ranking que avalia a gestão ambiental dos 610 municípios. O resultado deixou a cidade mais longe de obter o crédito de prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Artur Nogueira, Helton Bassi Filippini, a avaliação deste ano não reflete a realidade local. “Nós não enviamos os relatórios solicitados”, explica. “É porque para esse trabalho precisaríamos colocar duas pessoas durante seis meses relatando, e não tínhamos tempo. Estamos instalando a estação de tratamento e esgoto, e isso é mais importante.”

Em 2012 a cidade era a 344ª colocada com nota 25,73, numa escala que vai até 100. Porém despencou de posição no passado indo para o 528ª lugar, com nota 14. Este ano a nota foi menor ainda, apenas 4,72 pontos, colocando a cidade no 572º lugar.

O Selo de Município Verde Azul do Estado só é dado às cidades que obtém nota superior a 80.

Segundo Filippini, é provável que ano que vem a cidade se adeque ao ranking. “Assim que terminarmos a estação de tratamento e mais as outras ações que pretendemos fazer em 2015 teremos resultados melhores para apresentar ao estado.”

São avaliados para o ranking ambiental ações nas áreas de tratamento de esgoto, lixo, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Na RMC a cidade com melhor desempenho foi Americana que obteve nota 94,49, ficando em 10º lugar no estado.

O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.