20/05/2011

Cidade destaque no Brasil

GESTÃO EFICIENTE: Artur Nogueira ficou em 12º lugar no ranking nacional e em primeiro na RMC

Alex Bússulo

Em toda Região Metropolitana de Campinas (RMC), somente duas cidades constam entre as cem primeiras no ranking brasileiro de gestão eficiente, divulgado neste mês pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Artur Nogueira ficou com a melhor colocação na região, ocupando a 12ª posição no Brasil. O outro município da RMC foi Santo Antonio de Posse, na 62ª posição.

A cidade de Alecrim, no Rio Grande do Sul, ficou em primeiro lugar no país.

A CNM também classificou a cidade “Berço da Amizade” na 27ª posição nacional na série história do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios (IRFS) 2009, entre as maiores médias municipais desde 2002, ano em que o levantamento iniciou.

O IRFS é composto por três tópicos: fiscal, gestão e social, cada um medindo o desempenho na área por meio de diferentes indicadores. O índice fiscal, por exemplo, reflete a evolução dos indicadores relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como nível de endividamento e gasto com pessoal, enquanto os demais buscam mostrar o cumprimento de outras responsabilidades de uma prefeitura.

Os dados, vão de zero a um, e são obtidos a partir da média entre alguns quesitos: endividamento, suficiência de caixa, gasto com pessoal, superávit primário, gastos com legislativo, grau de investimento, custeio de máquina, matrículas na rede municipal, taxa de abandono e de professores com cursos superior, gasto com saúde, taxa de mortalidade infantil, cobertura vacinal, média de consultas médicas por habitante.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.