12/05/2015

Artur Nogueira registra 440 casos de dengue em 2015

Atualmente, cidade tem 1.200 pessoas com suspeita da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Artur Nogueira informou que foram registrados até o momento 440 casos de dengue no município. Os dados são do primeiro dia de janeiro até a data de ontem, segunda-feira (11). Ainda de acordo com a secretaria, atualmente 1.200 pessoas estão com suspeita de terem contraído a doença.

Combate

A Prefeitura informou também que continua com a nebulização em toda a cidade. O processo, chamado ‘fumacê’, pulveriza inseticida em doses razoáveis para matar mosquitos adultos e, segundo a Vigilância Sanitária (Visa), o inseticida não causa danos à saúde.

IMG_0978

Epidemia no Estado

De acordo com o Ministério da Saúde, 745 mil pessoas contraíram, em 2015, a dengue em todo o Brasil. Mais da metade dos infectados moram no Estado de São Paulo, que já registrou mais de 400 mil casos. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, admitiu que o Brasil vive uma epidemia.

Doença

O mosquito transmissor, Aedes Aegypti, vive e se reproduz em ambientes com água limpa. Qualquer local com capacidade de armazenamento mínimo – como um pote, uma tampa ou um plástico –, ao receber água da chuva, torna-se um espaço ideal para a proliferação e reprodução do Aedes.

Os mosquitos fêmeas podem colocar até 400 ovos por vez e estes são capazes de sobreviver até dois anos sem contato com a água. Mas, logo que encontram condições favoráveis, eles eclodem e dão continuidade ao ciclo de vida, deixando de ser larva e se tornando mosquito em no máximo 10 dias.

Sintomas

Após a picada, a doença pode se manifestar de duas formas: a clássica e a hemorrágica. Os sintomas da dengue clássica são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas, com ou não aparecimento de manchas vermelhas no corpo. Em alguns pacientes podem ocorrer pequenas hemorragias na boca, urina e nariz. Já a dengue hemorrágica é mais grave. No início os sintomas são iguais aos da dengue clássica, mas após o quinto dia, infectados podem apresentar sangramento em vários órgãos e choque circulatório. Este tipo de dengue pode levar a pessoa a morte.

Faça a sua parte

O site dengue.org divulgou dez dicas básicas que todas as pessoas podem aplicar nas próprias casas.

img-combate001 img-combate002 img-combate004 img-combate006 img-combate007 img-combate009 img-combate010 img-combate011 img-combate013 img-combate014


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.