28/05/2013

Artur Nogueira recupera menos carros do que cidades vizinhas

27% dos carros roubados ou furtados são recuperados no município

Paulo Holdorf

O município de Artur Nogueira apresenta um dos piores índices de recuperação de veículos roubados ou furtados quando comparado a cidades vizinhas. Apenas 27% dos veículos foram encontrados e devolvidos aos donos.

Nos três primeiros meses do ano foram registrados 6 roubos e 31 furtos de veículos no município. Desses 37 veículos, apenas 10 foram recuperados. Em comparação com as cidades vizinhas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Holambra, Artur Nogueira está na pior colocação.

De acordo com o delegado de Artur Nogueira, José Donizeti de Melo, muitos carros roubados em Artur Nogueira são encontrados em outras cidades, o que deixa o índice de recuperação de veículos daqui mais baixo. “O que acontece é que muitos autores dos furtos não são de Artur Nogueira, ou seja, eles vem furtar aqui na cidade e levam para outras cidades, com isso esses carros são recuperados fora do nosso município. Vamos imaginar que, o carro é furtado em Artur e é levado para uma cidade vizinha, lá eles “depenam” o carro, ficando só a carcaça, mas a PM encontra e pelo chassi faz um boletim de ocorrência da localização do veículo. Depois eles mandam essa ocorrência para Artur, por isso que sabemos que esse veículo foi encontrado lá, em outra cidade. Dias atrás, recebemos de Cosmópolis um expediente de que 8 carros daqui tinham sido localizados lá”, revela o delegado.

Segundo os índices disponibilizados no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, dos 35 veículos roubados e furtados em Cosmópolis, 12 foram recuperados. Engenheiro Coelho e Holambra tiveram 100% de recuperação dos, respectivamente, 8 e 2 veículos roubados e furtados.

José Donizete de Melo ainda afirma que os motivos mais comuns para a realização desse delito é para cometer assaltos ou para “depenar” o carro com o intuito de vender as peças. “Os carros que são localizados aqui na nossa cidade são usados normalmente para apenas dar uma voltinha e logo em seguida são abandonados. Também levam alguns equipamentos do carro, como o aparelho de som, mas não chega a ter um desmanche de veículos, que é o que acontece em muitos lugares. Quando o furto acontece e o carro continua em Artur, normalmente ele é encontrado no máximo em 2 dias depois”, afirma o delegado.

carros


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.