10/12/2015

Artur Nogueira recebe exposição fotográfica sobre etnia indígena a partir deste sábado

Experiências vivenciadas pelo jornalista Norton Rocha na Terra Indígena Krahô, a 300 km de Palmas (TO), resultaram numa série de registros fotográficos. A obra deve ficar em exposição por uma semana. Entrada é gratuita.

O Coletivo ModTrip abre a casa a partir de hoje, sábado (12), para receber a exposição fotográfica Arte Krahô, do jornalista Norton Rocha. O lançamento acontece às 20 horas e conta com 30 fotografias de experiências vivenciadas pelo jornalista nas aldeias da etnia krahô, além de uma discotecagem com elementos da cultura brasileira e tribal apresentada pelo DJ Tchago Bira, de Limeira. O projeto faz parte do programa “Em defesa da família tradicional brasileira”, iniciado em novembro pelo coletivo. As obras estarão expostas até o dia 19 de dezembro e podem ser visitadas das 10 às 19 horas gratuitamente.

IMG_3597

Segundo a curadora da exposição, Bruna Janini, as fotografias estarão fixadas na parede, ordenadas de acordo com os momentos registrados na aldeia, do primeiro ao último dia em que o fotógrafo registrou as imagens. Ainda de acordo com ela, toda a exposição conta com 30 fotografias em tamanho de 50 por 33 centímetros, sendo que 20% das obras são na vertical. “Além das fotografias iremos exibir alguns vídeos que foram registrados na aldeia. Acreditamos que o vídeo é um elemento que pode proporcionar outras visões da tribo, consequentemente causar a proximidade do espectador com a ‘Família tradicional brasileira’”, aponta Bruna

O espaço ainda será decorado com elementos da arte krahô, trazidos pelo jornalista durante a experiência. De acordo com Rocha, o objetivo é que a casa do coletivo transmita a experiência sensorial da cultura. “A decoração do espaço e as fotos apresentam um olhar muito profundo sobre o universo krahô, suas nuances, desafios e dificuldades. Isto deve servir como um importante momento de reflexão sobre os impactos que a nossa cultura tem tido no cotidiano das aldeias indígenas.”

IMG_3034edit

Obra

Localizada a 300 quilômetros de Palmas (TO), a pequena Itacajá é considerada o pórtico de entrada das Terras Indígenas Krahô, protegidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela Polícia Federal. Sob orientação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que atua na reserva indígena há mais de duas décadas, o jornalista foi recebido por funcionários da Funai, da Secretaria de Educação do Estado e por lideranças indígenas, que propiciaram, segundo ele, importantes momentos para a compreensão do contexto vivenciado nas aldeias.

Ao todo foram dezessete dias no mês de julho convivendo com a tribo e registrando a cultura krahô. Durante a inserção o jornalista foi batizado pelo grupo e recebeu o nome Orcuxy, que significa “olho de Buriti”, em referência a uma árvore. O nome era o mesmo que o do padrinho que acolheu Rocha durante a visita.

IMG_4194

Para conseguir captar a essência da cultura, o jornalista explica que passou por um período de vivência sem a câmera, a fim de se tornar conhecido na tribo para então começar o trabalho.  Para isso buscou uma aproximação nos primeiros dias até conseguir entender a interação dos krahô com a natureza. “O desafio foi realmente imenso, já que não estava num ambiente acostumado a ser retratado. Tive muito cuidado para não ser invasivo no momento de registrar as fotos, pois era necessário o máximo de naturalidade possível para atingir o objetivo de capturar a realidade das aldeias”, conta.

IMG_7837

Atualmente existem cerca de três mil índios espalhados pelas 28 aldeias formadas na Terra Indígena Krahô. Por pouco não foram todos exterminados após uma sequência de massacres ocorridos no início da década de 1940, quando três fazendeiros da região de Goiatins (TO) passaram de aldeia em aldeia com espingardas em punho e cachorros agressivos; o objetivo era dizimar a população indígena local.

Do massacre restaram aproximadamente 300 índios, que após se esconderem pelas matas por anos foram se restabelecendo até formar o conjunto de aldeias que existe hoje.

IMG_3848

Serviço:

O que: Lançamento da exposição fotográfica “Krahô – Em defesa da família tradicional brasileira”
Quando: 12 de dezembro
Onde: Coletivo ModTrip House: Rua Rui Barbosa, 152, Centro
Valor: Gratuito

Evento no Facebook: Exposição Fotográfica Krahô

Saiba mais:

Editor do Portal Nogueirense faz trabalho fotográfico em reserva indígena no Tocantins


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.