10/08/2017

Artur Nogueira produz 37 toneladas de lixo por dia

Valor incluiu apenas os resíduos sólidos urbanos domiciliares

Da redação

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Artur Nogueira produz 37 toneladas de lixo a cada 24 horas. Dessa forma, se toda a sujeira produzida for dividida pelo número de habitantes do município (50 mil, aproximadamente), conclui-se que cada nogueirense gera em média 0,74 kg por dia.

Entretanto, apesar da quantidade expressiva de resíduos, os serviços de coleta passaram a não agradar tanto os moradores da cidade. Pelo menos é o que demonstra um levantamento realizado pelo Indsat, o qual demonstra que o índice de insatisfação dos munícipes vêm aumentando neste terceiro trimestre.

Além disso, segundo dados anuais da Cetesb, o índice de qualidade do aterro de resíduos (IQR) também caiu em 2016. O inventário é uma metodologia que agrega critérios de pontuação e classificação dos locais de destinação do lixo. No caso de Artur Nogueira, os despejos são enviados ao Aterro Sanitário de Paulínia (SP), no bairro Nova Veneza.

img_9615-1478538422

Apesar da queda na satisfação, a avaliação continua positiva.

O estudo da Indsat ouviu 400 pessoas de diversas regiões do município, que classificaram a coleta de lixo do município como ótima, boa, regular, ruim ou péssima. Dos 1000 pontos possíveis de se alcançar na pesquisa, o serviço de limpeza urbano nogueirense conseguiu 748. Além dos 82% que categorizaram a coleta como boa ou ótima, 12% disseram que ela é regular e apenas 6% a taxaram como ruim ou péssima.

1501762301_ARTUR-NOGUEIRA-COLETA-GERAL0517

Fonte: Indsat

Em comparação ao trimestre anterior, houve uma queda de 44 pontos.

1501762301_ARTUR-NOGUEIRA-COLETA-EVOLUCAO-INDSAT0517

O Consórcio Intermunicipal de Coleta Ambiental (Consab) é a empresa responsável pela coleta de resíduos em Artur Nogueira, a qual trabalha, entre outros serviços, com coleta domiciliar, coleta seletiva, coleta de lixo hospitalar, coleta de óleo de cozinha e de lixo eletrônico.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.