16/08/2017

Artur Nogueira precisa plantar 6 mil árvores para alcançar arborização ideal

Segundo Secretaria do Meio Ambiente, município sofre com baixa cobertura arbórea e corte criminoso de árvores

Da redação

Artur Nogueira precisa plantar 6 mil árvores nos próximos anos para alcançar índice de arborização ideal. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, o município sofre com a baixa cobertura arbórea e o corte criminoso de árvores. Recentemente, a cidade apareceu na 61ª colocação em um ranking de arborização urbana que lista 67 municípios.

Criado pela Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência PCJ), o ranking faz parte do “Plano Diretor de Recomposição Florestal Visando à Conservação de Água nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”. Para elaborar a lista, foi criado o Índice de Floresta Urbana (IFU), que toma como critério as dimensões da área verde dentro do perímetro urbano de cada município elencado.

Numa escala que vai de 0 a 2, Artur Nogueira registrou 0,98 pontos e ficou na 61ª colocação do ranking. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a cidade com a melhor colocação foi Vinhedo (SP), que alcançou a 10ª posição e 1,71 pontos. Na sequência aparecem Pedreira (SP) – 15ª colocada e 1,66 pontos – e Jaguariúna (SP) – 20ª da lista, tendo 1,55 pontos.

O ranking usou imagens de satélite e considerou a capacidade que as árvores em áreas urbanas têm para reduzir a temperatura das cidades e absorver água das chuvas. Além disso, foi constatado que mais de 60% da área total dos municípios listados pode ser usada para reflorestamento – o equivalente a nove mil quilômetros quadrados.

Plano de Arborização Municipal

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira, está sendo realizado um levantamento das árvores da cidade de forma criteriosa, avaliando espécie, saúde e riscos de cada planta no município. “Este levantamento é detalhado, e, apesar de demandar tempo, teremos dados para que o Plano de Arborização Municipal seja realmente efetivo”, informa o órgão.

Segundo o Poder Executivo municipal, 6 mil mudas precisam ser plantadas para atingir a arborização urbana ideal da cidade. “Entretanto, esforços vêm sendo aplicados principalmente para reduzir o corte das árvores já plantadas, atitude ainda recorrente em nosso município”, explica a Prefeitura.

De acordo com a Administração Municipal, Artur Nogueira possui baixa cobertura arbórea e sofre com cortes criminosos de árvore. “O ato do corte sem autorização é passível de autuação e multa, de acordo com o Código de Posturas Municipal”, informa. Ainda segundo o Executivo, são realizadas ações de educação ambiental porta a porta, ou para grupos, como o fórum de educação socioambiental realizado em março.

A Prefeitura também afirma que tem adotado novos esforços para incentivar o plantio de árvores no município. “Desde o início do ano, [a Prefeitura] reestruturou seu Viveiro Municipal e as mudas já estão começando a ser distribuídas à população. Quando munícipes aceitam realizar o plantio, as mudas são fornecidas em troca de um quilo de alimento não perecível e todas as orientações são dadas para melhor convivência destes com a nova planta”, orienta.

De acordo com o Executivo, qualquer interessado em plantar árvore sem sua calçada pode procurar a Prefeitura para informações e apoio.

Leia também

Derrubada de árvores revela problemas de planejamento em Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.