06/10/2017

Artur Nogueira possui 250 pacientes que aguardam por exame de mamografia

OUTUBRO ROSA: Secretaria de Saúde afirma que atendimentos serão regularizados até o fim do mês

Da redação

Cerca de 250 pessoas aguardam na fila de espera pelo exame de mamografia em Artur Nogueira. A informação foi dada pelo vereador Davi da Rádio (DEM) durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal, na segunda-feira (2). A Secretaria de Saúde confirmou o número e ressaltou que está trabalhando para normalizar o atendimento até o final do mês.

Durante a sessão, Davi (DEM) afirmou que recebeu reclamações de munícipes sobre a demora para a realização do exame na cidade. Ao procurar a Secretaria de Saúde, ele disse ter conversado com a chefe da pasta, Sandra Gaido, e recebido algumas informações importantes.

De acordo com o parlamentar, a secretária afirmou que há 250 pacientes na fila de espera para a efetuar a mamografia no município. Essa demanda reprimida teria se formado depois que o aparelho que realiza o exame precisou passar por manutenção. Davi (DEM) também disse ter recebido a informação de que são realizados, em média, 10 exames por dia, e que a espera entre o agendamento e a realização da mamografia dura cerca de 30 dias.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira confirmou ao Portal Nogueirense essas informações, explicando que o aparelho passou 20 dias em reparo e já está operando novamente. Por conta da campanha do ‘Outubro Rosa’, Sandra afirma que os atendimentos estarão regularizados até o final do mês. “Além dos atendimentos em dia, neste mês estaremos realizando várias ações visando a saúde da mulher”, relata a secretária de Saúde.

Conscientização

Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Saúde, junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), deu início às ações do ‘Outubro Rosa’. A primeira atividade foi uma palestra aberta às mulheres sobre prevenção ao câncer feminino. O segundo evento também será uma palestra, no dia 24, às 19 horas, no qual o Dr. José Carlos Campos, especialista em oncologia ginecológica e patologia mamária, irá falar sobre como evitar o câncer de mama.

O último evento especial será uma caminhada em apoio à campanha do ‘Outubro Rosa’, no dia 29, com início às 7h30, na Praça do Coreto.

Mais de 60 mulheres estiveram presentes na palestra que foi o marco inicial da campanha em Artur Nogueira. A vice-prefeita Zezé da Saúde (PSDB) ficou feliz ao ver a quantidade de mulheres que foram ao local. “Apesar de estarmos com bastante mulheres aqui, devemos repassar essas informações, pois o objetivo é conscientizar o máximo de mulheres possível”, afirmou.

O prefeito Ivan Vicensotti (PSDB) considera a ação muito importante para o município. “Graças às mulheres e ao cuidado delas, existimos, e as ações de conscientização são muito importantes, pois irão levar mais saúde para nossas queridas mulheres nogueirenses”, comentou.

As ações que acontecerão ao longo do mês nas unidades de saúde têm a intenção de estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de alertar sobre outros modos de prevenção da doença.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.