17/12/2017

Artur Nogueira melhora pontuação em índice de oportunidades na Educação

Município ficou acima da média nacional em 2017

Da redação

Artur Nogueira melhorou a pontuação no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Em 2017, o município alcançou 5,3 pontos (de 10) – resultado quatro décimos superior ao de 2015, quando a cidade fez 4,9 pontos, e acima da média nacional, que foi de 4,7 pontos. Os dados foram divulgados na última semana pelo Centro de Liderança Pública e ainda revelam que a média estadual também foi de 5,3 pontos.

O IOEB identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. O índice oferece dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade.

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional, e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Os indicadores de resultado educacional são o Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental; Ideb dos anos finais do ensino fundamental; e Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio. Já os indicadores de insumos e processos educacionais são escolaridade dos professores; número médio de horas aula/dia; experiência dos diretores; e taxa de atendimento na educação infantil.

Segundo o IOEB, olhar o município como um todo significa observar todo o ecossistema da educação daquele município. “Isso inclui todas as redes de educação e todas as crianças em idade escolar, mas que estão fora da escola; ou seja, todo o ambiente atingido pelas oportunidades educacionais daquele município”, afirma a página oficial do índice. “Esse olhar geral sobre o município permite um maior controle social sobre as qualidades educacionais ofertadas”.

Resultados

Os números divulgados na última semana indicam que 46% dos municípios brasileiros melhoraram seus respectivos índices, levando em conta fatores como inclusão escolar e qualidade do ensino, entre 2015 e 2017. Na outra metade das cidades do Brasil, um grupo ficou estagnado (16%) e outro chegou a retroceder (38%).

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o índice das cidades que apresentaram melhora é superior. Dos 20 municípios, 13 (65%) tiveram em 2017 um resultado superior ao de 2015. São eles Americana (SP), Artur Nogueira, Campinas (SP), Cosmópolis (SP), Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP), Itatiba (SP), Jaguariúna (SP), Monte Mor (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), Santo Antônio de Posse (SP), Sumaré (SP) e Vinhedo (SP).

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