19/05/2015

Artur Nogueira está entre as cidades da RMC com melhor desempenho em Português

Dados são referentes ao 9º ano. Em Matemática o município seguiu tendência de recuo da região e não atingiu meta estipulada.

Artur Nogueira está entre as três cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em que os estudantes do 9º ano apresentaram os melhores índices em Língua Portuguesa. Por outro lado, ao não atingir a meta apresentada em Matemática, o município segue a tendência da RMC e registra dificuldades com a disciplina. Já o 5º ano não cumpriu a meta em Português pela segunda vez consecutiva.

A ONG ‘Movimento Todos Pela Educação’ divulgou dados de pesquisa realizada com estudantes do 5º e 9º ano das escolas públicas brasileiras. A pesquisa analisou o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática. Os requisitos avaliados foram o aproveitamento dos alunos em relação ao conteúdo lecionado e os resultados do exame Prova Brasil, realizado em 2013, com as turmas de nível básico.

Português

Apenas três municípios superaram a meta em Língua Portuguesa estabelecida para o 9º ano. Em Artur Nogueira a meta estipulada para 2013 foi de 35,7%. O município superou as estimativas e atingiu 37,8%. Engenheiro Coelho também atingiu sua meta de 20,7% e obteve 25,2%. Já Vinhedo tinha como meta 32,9%, e chegou a média de 35,8%.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado São Paulo, o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) já havia diagnosticado aumento do desempenho na disciplina, reflexo dos programas que ampliaram a permanência dos alunos em contato com os estudos e que inovaram o currículo para que dialogasse com a realidade dos estudantes.

5

Já matemática…

O desempenho dos estudantes do 9º ano de Artur Nogueira em 2013 referente a Matemática seguiu tendência da RMC e registrou queda, se comparado aos resultados de 2011. Nenhum dos municípios apresentou evolução na disciplina e todos tiveram resultados à baixo da meta estipulada. Na avaliação era esperado que os discentes dominassem equações como fração e porcentagem, conteúdo adequado ao nível de aprendizagem, o que não foi alcançado.

Na avaliação realizada em 2011 três cidades se destacaram em Matemática: Artur Nogueira, Vinhedo e Holambra. Na ocasião, os estudantes nogueirenses superaram a meta estabelecida de 21,4% e ficaram com 24%. Porém, em 2013, o município não só não atingiu a meta de 32,7%, como decaiu, ficando com 19,4%.

Em Holambra a meta estipulada para 2011 era de 13,3%, e o resultado foi de 20,7%. Já em 2013 a meta para o município era de 26,7%, mas alcançou 10,7%. E o esperado para Vinhedo em 2011 era 14,7%, mas o município ultrapassou a meta na época e atingiu 26%. No entanto, a meta estimada em 2013 de 24,6% não foi alcançada por Vinhedo, que acabou ficando com 23,8%.

Em relação aos índices de queda em Matemática, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo disse que as iniciativas para a melhoria da qualidade do ensino são constantes. A partir da segunda quinzena serão iniciadas aulas de reforço para as unidades de ensino do Estado. Os alunos terão 1 hora a mais de aula nas disciplinas avaliadas, além de terem acesso ao material complementar.

4

5º ano 

O 5º ano de Artur Nogueira mostrou um saldo negativo em relação a Português em 2011. A meta no período era de 57,9%, e atingiu o resultado de 47,6%. Em 2013 quando a meta era de 62,1% a queda se repetiu, e o resultado ficou em 54,6%. As cidades que se destacaram na disciplina foram Holambra que em 2011 tinha o alvo de 43,2% e alcançou 74,6%. Em 2013 o alvo era de 48,9%, com resultado de 57,2%. Em seguida esteve Vinhedo, em 2011 tinha a meta de 57,4% e resultado de 64,5%. Em 2013, meta de 61,7%, com resultado de 71,8%. Jaguariúna em 2011 buscava 59,9% e conseguiu o total de 70,4%. Em 2013 havia a expectativa de 63,8% e total de 69%.

Em relação aos resultados referentes a português, o secretário de Educação de Artur Nogueira, João Gazoli, disse que “estamos trabalhando sempre para elevar a qualidade de ensino e consequentemente atingirmos a meta proposta. Nossos professores se dedicam, estudam, planejam para que seus alunos aprendam. Porém, cada criança tem um ritmo diferente de aprendizagem e precisamos que a família participe mais da vida escolar de seu filho. A inclusão no Sistema de Ensino de todos os alunos na faixa etária é um grande desafio, dadas suas diferenças de maturidade, de convivência social, de desenvolvimento físico e cognitivo. A rotatividade, isto é, a transferência de alunos vindos de outros municípios, geralmente no final de cada ano, também se constitui numa das barreiras para o pleno desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem,” afirma o secretário.

Em matemática o resultado se mostrou positivo para Artur Nogueira. A meta de 2011 era de 46,1% e resultado de 53,7%. Em 2013 o saldo positivo permaneceu com meta de 52,2% e resultado de 52,7%. As cidades que melhor se posicionaram foram Holambra, que em 2011 havia a meta de 23,8% e obteve 80%. Em 2013 tinha 30,7% e conseguiu chegar a 55%. Abaixo esteve Engenheiro Coelho que em 2011 estava com a meta de 23,6% e chegou a 46,7%. Em 2013 o alvo era de 30,4%, e chegou a 49,8%. Jaguariúna em 2011 tinha a meta de 46,6% e obteve 74%. Já em 2013, a meta era de 52,7%, com resultado de 68,4%.

Em relação ao saldo em matemática, Gazoli afirma que “mesmo tendo atingindo a meta proposta pela ONG Todos pela Educação, na disciplina de matemática, sabemos que muito temos por fazer. Nossos professores que regem classes de alfabetização participam desde o ano de 2014 do PNAIC Matemática, formação que acontece em parceria com o Ministério da Educação, onde se realizam estudos que buscam a melhoria da prática pedagógica em sala de aula. Também estamos viabilizando a implantação de um projeto na EMEF Prefeito Ederaldo Rossetti denominado “Matemática”, orientado pela professora Drª Kátia Stocco Smole, autora de livros didáticos. Se este projeto der resultados positivos, pretendemos estendê-lo para as demais unidades escolares municipais de Ensino Fundamental nas séries iniciais,” declara.

Gazoli conclui ainda que “a Secretaria Municipal de Educação busca melhorar a qualidade do atendimento educacional, capacitando seus professores. Reformulamos a jornada do professor adequando a mesma à Lei do Piso e oferecendo aos nossos alunos aulas de inglês, informática e arte com professores especialistas. Também disponibilizamos apoio pedagógico no período contrário para os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. Os alunos que possuem dificuldade de aprendizagem acentuada são encaminhados para o CRAEE (Centro de Referência em Atendimento à Educação Especial) para avaliação e temos em todas as unidades escolares, professores de Educação Especial para orientar e atender os alunos com necessidades especiais. Ressaltamos que deve haver um esforço mútuo entre família, professores, funcionários, gestores e Secretaria de Educação para alcançarmos uma melhor qualidade do nosso ensino” conclui.

3 1


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.