15/01/2024

Artur Nogueira conta com 12 profissionais do “Mais Médicos, segundo prefeitura

Eles atendem nas Unidades de Saúde da Família ( USFs) do município

Da redação

A cidade de Artur Nogueira conta atualmente, com 12 profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, segundo informado pela Prefeitura. Os residentes atendem nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade. Os profissionais de Artur Nogueira fazem parte do Mais Médicos e do Médicos do Brasil, ambos programas do Ministério da Saúde.

Procurado pelo Portal Nogueirense, o Ministério da Saúde disse que a cidade conta com 13 profissionais e que ainda este ano, deve aumentar o número “O Ministério da Saúde informa que o município de Artur Nogueira conta, hoje, com 13 médicas e médicos em atividade após a retomada do Programa Mais Médicos (PMM).  O Ministério da Saúde ressalta que, até março de 2024, a cidade paulista poderá expandir para um total de 14 profissionais de saúde do programa que estão em processo de alocação nos municípios”, esclareceu a pasta.

Segundo o órgão, a retomada do programa teve o objetivo de garantir um melhor atendimento da população. “O governo federal retomou o Mais Médicos para garantir atendimento médico principalmente em regiões de vazios assistenciais, além de possibilitar aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis”.

Prefeitura

A Prefeitura de Artur Nogueira disse que o município conta com 12 profissionais e não 13, como diz o órgão federal. “O município conta com um total de 12 médicos bolsistas, sendo 11 médicos do programa Mais Médicos e 01 médico do Programa Médicos pelo Brasil”.

Os profissionais atendem nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade sendo:

– USF Blumenau (01);
– USF Bom Jardim (01);
-USF Coração Criança (01);
– USF Jardim do Lago (02);
– USF Laranjeiras (01);
– USF Rural (01) ;
– USF Sacilotto (01);
– USF São Vicente (01);
– USF Terezinha Vicensotti (01);
– USF Trabalhadores/ Ipês (02).

A Administração Municipal confirmou que há novos médicos devem chegar, mas que ainda não previsão de quando isso acontece.

A prefeitura entra com contrapartida no programa, sendo ela:

Mais Médicos: bolsa alimentação e moradia de R$ 2200,00/mês
Médicos pelo Brasil: R$ 1100,00/mês

O Programa:

Em 2013, a então presidente Dilma Rousseff (PT), criou o Mais Médicos, que visa levar médicos às periferias das grandes cidades e municípios do interior.  O programa foi criticado por permitir o trabalho de profissionais estrangeiros sem revalidação do diploma.

Na gestão Jair Bolsonaro (PL), o Ministério da Saúde trocou o nome do programa para “Médicos pelo Brasil” com novas regras. Com a posse de Lula (PT), o nome foi retomado e novas vagas foram abertas, dando prioridade para residentes brasileiros.

………………………………………………………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.