07/10/2014

Artur Nogueira apresenta queda nos índices de criminalidade

Em setembro, município teve menor número de veículos roubados dos últimos 12 meses: apenas um caso registrado.

O índice de furtos em Artur Nogueira apresentou nova queda pelo sexto mês consecutivo. De acordo com dados divulgados pelo Comando da Polícia Militar do município, setembro fechou com queda de 38 % na incidência de furtos se comparado com o mesmo período do ano passado. Os números não contabilizam furtos de veículos, que também apontam leve queda no panorama da segurança pública da cidade, caindo de 12 casos em setembro do ano passado para nove registrados em igual período este ano.

Em 2014 um homicídio doloso, ocorrido em junho, foi registrado na cidade, sustentando certo ar de segurança estabelecido nos últimos meses e reforçando tendência de queda deste tipo de delito, se comparado com o ano de 2013, quando quatro casos de homicídio doloso foram registrados na cidade. Também pelo terceiro mês consecutivo há queda no número de roubo de veículos. Em setembro foi registrado o menor índice dos últimos 12 meses, confirmando uma queda de três para um caso, se comparado ao mesmo período do ano passado. Número bem inferior ao registrado no mês de agosto, quando seis casos de roubo de veículos foram registrados.

Os índices são coletados a partir do banco de dados do Infocrim – sistema digital que mapeia as ocorrências criminais registradas no estado. Para o tenente Renan Alcântara, comandante da Polícia Militar de Artur Nogueira, a tática de prevenção ao crime é priorizada pela PM como forma estratégica de manter os níveis de segurança e ainda garantir um avanço positivo nos dados da criminalidade no município. “Vejo como maior fim a prevenção. Se for pra atuar depois, na fase de repressão, também ajuda, mas pra nós já não é interessante”.

IMG_5544

O índice de “roubos outros” – que ocorre quando há grave ameaça ou violência à vítima e não considera roubo de veículos, também registrou queda: A alteração foi de 14 para 10 nos casos de roubo ocorridos em setembro na comparação com o mesmo período do ano passado. Apenas um registro está relacionado a roubo a residência, “delito que vem sendo combatido com atenção especial”, segundo o tenente, que credita também à forte atuação da Guarda Municipal como papel determinante para a redução destes índices.

Ainda de acordo com o tenente a PM desenvolve ações a partir de planejamentos, o que permite, segundo ele, compreender índices e atuar de maneira efetiva na redução de crimes específicos que acometem a população. “A Policia Militar possui várias ferramentas operacionais em que nos permite fazer um planejamento, alguns desses planejamentos acabam sendo feitos também com bases nos locais de maior incidência de determinados delitos. A partir do momento em que o policiamento é planejado e executado de forma a chegarmos a esse resultado final, a gente que está na ponta da linha, depois com números, começa a sentir essa queda e a população a sensação de segurança também”, conclui o tenente Alcântara.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.