23/03/2017

Após solicitação, estrada do antigo lixão de Artur Nogueira tem limpeza efetuada

Lixo, embalagens plásticas, entulho e, até mesmo, móveis usados costumam ser descartados às margens da via

Da redação

Lixo residencial, entulho e muita sujeira depositada na estrada do antigo lixão, em Artur Nogueira, geraram reclamações por parte dos munícipes. Estes alegam que os depósitos podem causar risco à saúde dos moradores da região. Assim, o problema, constatado nesta terça-feira (21), tem se agravado há pelo menos dois meses, segundo alguns nogueirenses. Todo o material foi retirado do local nesta quinta-feira (23), após uma solicitação feita à Prefeitura. A expectativa dos munícipes é que o local permaneça com a vigilância necessária e passe por limpeza periódica para sanar a demanda em questão.

IMG_4209 - Cópia copiar-1490282955IMG_4216 - Cópia copiar-1490282968 IMG_4220 - Cópia copiar-1490282969

Embalagens e recipientes plásticos, metais, restos de materiais de construção, sapatos, roupas e, até mesmo, móveis usados são comumente descartados às margens da estrada do antigo lixão de Artur Nogueira. O mal cheiro, moscas e água parada deixaram a situação ainda mais crítica aos moradores do bairro São João dos Pinheiros e demais imediações ou, ainda, a quem costuma passar pelo local.

O morador Brendo da Silva Batista, que reside próximo ao “ponto de descarte”, afirma que tem receio da sujeira que vem se acumulando próximo à casa em que ele mora. “O lixo já esteve até no meio da estrada, mas um pouco foi retirado. Já vi até cobra em meio ao entulho. Aqui em casa tem crianças, fico com receio de acontecer alguma coisa,” declara.

IMG_4221 - Cópia copiar-1490282972 IMG_4215 - Cópia copiar-1490282966 IMG_4214 - Cópia copiar-1490282963

Conforme os moradores, até dezembro do ano passado havia uma pessoa que permanecia no local para fazer o monitoramento, de modo que não ocorresse o descarte de materiais. Avisos, advertências e multas eram aplicadas a quem fosse flagrado jogando lixo. Ainda conforme os moradores, a partir de janeiro já não havia mais ninguém para realizar a fiscalização, dessa forma, este foi o período em que a situação começou a se agravar. “Até dezembro, pelo menos duas vezes na semana, ficava uma pessoa para fiscalizar esse tipo de atitude, mas de janeiro pra cá, ninguém mais faz esse trabalho, daí ficou desse jeito. São pessoas de várias regiões do município que vêm jogar lixo aqui,” declara o construtor autônomo Elias Dias, dono de uma propriedade no referido endereço.

No entanto, a Prefeitura através de nota garantiu que o local possui fiscalização constante.

Os moradores do bairro São João dos Pinheiros esperam que a fiscalização nas imediações da estrada do antigo lixão aconteça de forma eficaz, ou que a limpeza periódica do local seja efetuada para que se evite o acúmulo de lixo. Para tanto, eles solicitam que seja evitado todo e qualquer risco de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. “Uma limpeza a cada 15 dias pelo menos deveria haver,” acrescenta Elias.

De acordo com o Código de Posturas 252/2001 e 3105/2013 é expressamente proibido o descarte de qualquer material – doméstico, industrial, hospitalar, entre outros – em terrenos e vias públicas do município. A lei prevê multa de R$ 300 a R$ 2.000,00 para quem for flagrado na prática ilegal mencionada.

IMG_4227 copiar-1490283018IMG_4210 - Cópia copiar-1490282961

Prefeitura

O Portal Nogueirense entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura do município e, por meio de nota, o Executivo afirmou que “a fiscalização acontece todas as semanas no local”. E acrescentou que “até o momento não houve flagrantes de pessoas depositando lixo e entulho no local, sendo assim, ninguém foi autuado”.

Por fim, a assessoria garantiu que o prazo para que o local fosse limpo seria até esta quinta-feira (23).

Limpeza efetuada

Após a solicitação de resposta feita pelo Portal Nogueirense a Prefeitura, o referido local teve todo o material retirado das margens da via.

IMG_4405 - Cópia copiar-1490303148

Leia também: 

Lixão desativado de Artur Nogueira continua sendo poluído por moradores

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.