24/02/2018

Após 9 anos, pista de skate receberá bebedouro em Artur Nogueira

Instalação é reivindicação antiga dos skatistas

Daniela Fernandes

Construída no dia nove de abril de 2009, a pista de skate de Artur Nogueira receberá um bebedouro próximo ao local. Segundo a prefeitura, o objeto foi colocado ao lado da ciclovia que passa pelo canteiro entre as ruas Adhemar de Barros e Duque de Caxias.

Em fase final de construção, o aparelho está à sombra de uma árvore e é uma reivindicação antiga dos skatistas nogueirenses.

Segundo Jeda Sakamoto, skatista e ex-presidente da Associação dos Skatistas de Artur Nogueira, cerca de seis mil assinatura foram coletadas, através de um abaixo-assinado, visando a implantação da pista de skate. “Ficávamos no pé da prefeitura, mas nunca davam moral para a gente. Nós que fazíamos tudo. Foi um milagre termos conseguido”, comemora. E, complementa, “skatista no Brasil parece que não tem muita voz ativa. Quando precisam fazer um campo de futebol, nem precisa falar nada…”.

Praticante da modalidade há 18 anos, Sakamoto não vê justificativa na demora em construir um bebedouro 9 anos depois da aquisição da pista. “Um local em que todos irão pular e suar o dia inteiro…Tem que ter um bebedouro! Chega a ser cômico porque a galera até fez uma parceria com a borracharia próxima para eles deixarem o registro aberto para bebermos água”, conta.

Frequentado diariamente por atletas da cidade, o local serve de palco para diversos eventos culturais e esportivos, como batalhas de rap e campeonatos de skate. Em alguns casos, milhares de pessoas se reúnem no espaço, no entanto não contam com sequer um bebedouro.

Marcos Roberto Campos era secretário de Cultura na época em que a pista de skate foi construída na cidade. Segundo ele, o local foi fruto de uma emenda do deputado estadual Marcos Martins (PT), no valor de R$ 70 mil mais contra partida da prefeitura no valor de R$ 50 mil. “Tivemos a oportunidade de construir a pista após uma solicitação dos membros da Associação dos Skatistas de Artur Nogueira (Askan)”, relembra.

Indagado sobre a ausência do bebedouro no projeto, Campos explica que o sistema fazia parte da segunda etapa que contemplava ainda uma cobertura, arquibancadas, banheiros e vestiários. “A etapa seguinte não foi executada porque dependia de buscar recursos extraordinários de emendas parlamentares e nenhum outro deputado se sensibilizou com a causa. Talvez por preconceito, ou coisa parecida”, pontua.

Desenhada pelo designer gráfico Vinícius dos Anjos, a pista de skate completa 9 anos em abril. Segundo ele, o bebedouro é, agora, ainda mais essencial. “O espaço não é só mais uma área destinada a skatista. Hoje, a pista recebe todo tipo de esportista. A ciclovia agregou ainda mais gente ao perímetro. Por isso, o bebedouro – um lance tão básico – tem uma importância tão grande! Um bem social”, acredita.

De acordo com o também skatista, com a instalação do aparelho, não apenas os praticantes da modalidade poderão usar o bebedouro, mas também pedestres e ciclistas que passam, em grande número, todos os dias pelo local.

Prefeitura

Por meio da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Artur Nogueira informa que está instalando um bebedouro próximo a pista de skate para “atender uma solicitação do Prefeito Ivan Vicensotti (PSDB) que, em conversas com os praticantes da modalidade, entendeu a necessidade do local”. Além disso, o Executivo afirma que o bebedouro também atenderá as necessidades de outros esportistas que utilizam o espaço.

A obra será finalizada o mais rápido possível, e estudos já estão sendo realizados para que outros locais da cidade recebam bebedouros da mesma forma.

Assista ao vídeo sobre a história do skate em Artur Nogueira:

 

..……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.