17/03/2016

Antiga delegacia de Artur Nogueira sediará oficinas culturais

Espaço está inutilizado desde 2012.

Após anos sem ser utilizado, o prédio da antiga delegacia de Artur Nogueira finalmente terá uma nova função: servir de espaço para a realização das oficinas culturais do Projeto Retreta, que iniciarão no dia 28. No dia 8 deste mês, ocorreram as inscrições para as novas oficinas culturais promovidas pelo projeto e, segundo a Prefeitura, 1.175 crianças e adolescentes se inscreveram para as aulas.

A escolha de trazer as oficinas culturais ao antigo prédio da delegacia se deu entre conversas do prefeito Celso Capato, o maestro Ricardo Michelino e o secretário de Cultura Leandro Queiroz. Segundo o prefeito, a iniciativa é positiva tanto para as oficinas culturais como para toda a cidade de Artur Nogueira, já que o prédio estava sem utilização. Para o secretário, a demanda de alunos indicou que um novo local seria necessário para a realização dos cursos. Ao todo, são nove salas da antiga delegacia que passarão a ser utilizadas pelo Projeto Retreta, todas voltadas para as 13 oficinas musicais. O próprio secretário, juntamente com Michelino, organizarão as divisões das salas.

IMG_6311 - Copia

Serão oferecidas oficinas de balé, teatro, desenho e dança livre, além das musicais pelo Projeto Retreta: flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa sinfônica, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão sinfônica, percussão corporal, violino, viola sinfônica, violoncelo, fanfarra, contrabaixo sinfônico, violão, viola caipira, piano e canto coral. Atualmente, as oficinas do Projeto Retreta são realizadas em dois espaços, no Centro Cultural Tom Jobim e na sede da corporação musical. Serão transferidas para o prédio da antiga delegacia as oficinas de instrumentos musicais, já que representaram a maioria das inscrições realizadas.

Na próxima terça-feira (22), acontecerá o lançamento do projeto de 2016, com a presença do secretário de Cultura Leandro ‘Gugu’ Queiroz. Para o secretário, a utilização do antigo prédio da delegacia é uma ótima notícia para o povo nogueirense. “É muito bom, um prédio que antes era usado para prender pessoas, agora servirá para enriquecer os cidadãos” afirmou Gugu. O lançamento tem a intenção de apresentar aos pais dos alunos matriculados maiores detalhes sobre as oficinas, como horários das aulas e o local onde serão realizadas. O lançamento será no Teatro da Escola Monteiro Lobato, às 19h30.

IMG_6334 - Copia

Carteirinhas “Cidadão artista”

Junto a programação de lançamento das oficinas 2016, serão entregues aos estudantes as carteirinhas das oficinas culturais. Com a titulação de “Cidadão Artista”, cada estudante receberá o documento, que deverá ser apresentado quando o aluno for realizar as aulas. “A carteirinha servirá como identificação, mas é importante ressaltar que este documento vai fazer com que os estudantes se sintam valorizados como artistas”, reiterou Gugu. O secretário se mostrou animado com a imensa procura pelas inscrições das oficinas. “Isso mostra que a mentalidade da população de Artur Nogueira tem voltado as origens, pois a música, o teatro, são artes milenares, presentes há muito tempo na nossa sociedade, ao contrário de algumas tecnologias em que os jovens de hoje investem mais tempo”, completou.

Veja também:

Inscrições para oficinas culturais superam expectativa em Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.