10/11/2015

Academia Nogueirense de Letras lança projeto para escrever Bíblia a mão

Objetivo é que Bíblia seja transcrita e entregue no aniversário da cidade em 2016.

A Academia Nogueirense de Letras (ANL) lançou no último domingo em Artur Nogueira (8) o projeto “Bíblia Manuscrita: um presente para minha cidade”. O projeto conta com apoio do Colégio Anglo e da Escola Adventista e pretende escrever toda a Bíblia em cinco meses. O objetivo é que ela fique pronta até o aniversário da cidade, em 10 de abril de 2016, quando deve ser entregue de presente ao município.

Segundo o presidente da ANL e idealizador do projeto, poeta Camilo Martins, a Bíblia será escrita em folhas de 60 por 40 centímetros e, depois de pronta, deve pesar mais de 30 quilos. Ao todo serão 1,4 mil folhas transcritas a mão com 63 linhas cada.

Martins acredita que indiretamente cerca de 2 mil pessoas devem participar, sendo que 800 são estudantes. “Está aberta a toda comunidade. Interessados podem me procurar para escolherem a página que eles querem escrever da Bíblia. Como crianças em fase de alfabetização vão participar acredito que mais de 2 mil pessoas se envolvam no projeto, já que contam com o apoio da família para isso.”

IMG_4873

Depois de pronta, a Bíblia deve ser encadernada e entregue à cidade, ficando em exposição.

A diretora do colégio Anglo, Vivian Dutra, comemorou o projeto e disse que será de grande importância na transmissão de valores aos estudantes. Para ela o livro é muito “rico e atual” e participar da transcrição deve servir como uma influência positiva. “A leitura da Bíblia é muito importante, independente de religião. Independe de placa de igreja, a gente está ensinando valores da humanidade. Histórias verdadeiras que aconteceram e que ensinam crianças”, frisa. “Acho que é uma oportunidade de dar a leitura e a escrita aos alunos e, mais do que isso, uma leitura que irá promover evolução, mudança de mente, de hábito e de comportamento.”

O pastor Samuel Antunes também avaliou como positiva a iniciativa. “A gente percebe que a Bíblia nos dá a oportunidade de ter um caminho melhor. A palavra foi escrita pra o nosso próprio bem. Quando a gente aprende mais dela podemos dar exemplos para outras pessoas e nos instruir”, aponta.

IMG_4925

Todo o projeto deve custar R$ 12.160, sendo que cada página deve custar R$ 10. Os gastos serão arcados pelos próprios participantes e por doações feitas à entidade.

Para Camilo o projeto também é uma oportunidade para toda a comunidade interagir com a Bíblia e aprender mais sobre ela. “Mais do que isso é deixar esse legado para a cidade. Pois a Bíblia será escrita à mão e depois encadernada e preparada para uma edição especial de aniversário. E com certeza, ao esses alunos entrarem em contato com a Bíblia poderão encontrar um texto que faça bem ao caráter deles e os façam ser pessoas melhores. Porque a Bíblia tem esse poder transformador, nós acreditamos nisso.”

No dia do lançamento parte dela já começou a ser transcrita e deve seguir pelos próximos cinco meses.

IMG_4982

IMG_4981


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.