01/11/2010

Alunos de Artur Nogueira prestam o Enem

As escolas Armando Falcone, Severino Tagliari, Francisco Cardona e Pref.Ederaldo Rossetti (Caic) participam da prova

Por Suely França

Acontece nesse fim de semana, sábado e domingo, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou um total de 4.611.441 pessoas inscritas na prova deste ano. O Sudeste é a região com maior número de inscrições, 1.798.863, seguida por Nordeste, com 1.397.282. Farão o Enem na região Sul 608.304 pessoas. A região Norte ficou com 414.051 inscritos e, o Centro-Oeste, com 392.941.
Entre as unidades da Federação, São Paulo é a que apresenta o maior número de inscritos: 827.818. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 538.864. O Amapá é o estado com menor número de participantes: 14.359. Segundo os dados do MEC (Ministério da Educação), a faixa etária dos participantes é variada. Cerca de 70 mil têm menos de 16 anos e mais de 1 milhão têm entre 16 e 17 anos. Pouco mais de meio milhão têm 18 anos, 394 mil têm 19 anos e 304 mil têm 20 anos. Os candidatos entre 21 e 30 anos somam 1,5 milhão e os maiores de 30 são 691 mil.

O exame terá 180 questões de múltipla. A primeira prova ocorrerá hoje, os portões serão fechados às 12h55, a prova começa às 13h (horário de Brasília) e vai até as 17h30. Os locais estão sendo indicados pelo cartão de confirmação. Os temas de hoje serão: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, cada uma com 45 questões. A segunda etapa que será de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, cada uma com 45 questões, além da redação, será realizada amanhã dia 07. Das 13h às 18h30. Os inscritos devem levar ao local de prova indicado :

– Documento de identificação original;

– Cartão de Confirmação da Inscrição

Observações Importantes

Relógio, celular e lápis estão proibidos;

Não serão aceitos como documentos de identificação protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral;

Curiosidades

Quando o Enem foi aplicado pela primeira vez, em 1998, cerca de 157 mil estudantes participaram da prova. Treze edições depois, o número de inscritos é quase 30 vezes maior: 4,6 milhões de candidatos são esperados para fazer o exame.

Desde a primeira edição, o Enem é voluntário. Mas em 2010, cerca de 80% dos formandos do ensino médio se inscreveram para a prova, estimativa calculada a partir dos números do Censo Escolar. A popularização do exame pode ser explicada pela própria mudança de função da prova. Se antes o Enem servia para avaliar o desempenho do aluno ao fim da educação básica, hoje é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, o que fez crescer sua atratividade.

No início, a nota do Enem passou a ser utilizada por algumas instituições de ensino em seus processos seletivos, especialmente nas privadas. Ganhou peso especial a partir de 2005, quando se tornou um pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Até 2004, os inscritos não passavam de 1 milhão, mas em 2005 chegaram a 2,9 milhões.

No ano passado, veio nova mudança que deu ainda mais importância à prova: o Ministério da Educação (MEC) propôs às universidades federais um vestibular unificado por meio do Enem. Mais de 50 aderiram à idéia e cerca de 47 mil vagas de instituições públicas de ensino superior foram oferecidas aos estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para 2011, há outra mudança: a participação no Enem será obrigatória para quem quiser financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

DICAS PARA OS DIAS DE PROVA

Alimentação
– Tome café da manhã equilibrado e coma o que está habituado para não ser pego de surpresa por alguma indigestão ou alergia.

– Evite levar balas e chicletes para o exame, só vai distrair a sua atenção.

O que vestir
– Vá com roupas confortáveis.

Horário
– Chegue cedo. Não vale a pena chegar faltando cinco minutos para a prova. Você ficará estressado e correrá o perigo de se atrasar. E ninguém mais entra depois que os portões são fechados.
– Para chegar na hora programada, é preciso prestar atenção em como irá se transportar até o local e quanto tempo isso demanda. Planeje-se! E lembre-se de deixar uma margem de tempo de folga. Se você chegar mais cedo não vai acontecer nada, apenas terá que esperar um pouco mais. Já se chegar atrasado…

Material
– Não se esqueça de levar o material que você separou na véspera!

Fontes: Guia do Estudante com o Professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do cursinho Anglo e Guia do Estudante

Para maiores informações acesse: www.inep.gov.br


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.