27/11/2014

Alunos da escola Munhoz conquistam segundo lugar em desafio de matemática Inter região

Grupo disputou contra 6.400 alunos

Um grupo de três alunas e dois alunos da escola Professor José Aparecido Munhoz, de Artur Nogueira, conquistou o segundo lugar no desafio de matemática da Diretoria de Limeira. O grupo competiu contra 61 escolas representadas por mais de 6.400 alunos e recebeu o título na última prova realizada no início de novembro no Teatro Nair Bello, em Limeira.

Os alunos Gabriel Dias Rodrigues, João Pedro da Costa e as alunas Ruhama S. C. V. Marcondes, Tamiris O. Carvalho e Ana Júlia Dutra Santos, todos com idade entre 11 e 12 anos e estudantes do 6º ano, participaram da competição que começou no primeiro semestre desse ano. Ao todo o grupo foi classificado em cinco etapas.

A primeira ocorreu em sala de aula onde grupos de cinco alunos e alunos recebiam testes semanais com ênfase no desenvolvimento da competência leitora e escritora em matemática, aplicado pela professora da disciplina Irani Ap. B. Baldasso.

No segundo semestre a primeira eliminatória ocorreu de 25 a 29 de agosto entre os grupos da sala de aula. O melhor grupo de cada um dos três 6ºs anos competiu na etapa entre salas de 01 a 05 de setembro. As atividades aplicadas nessa fase foram enviadas pelo PCNP de matemática Carlos, da Diretoria de Limeira. Rodrigues, Costa, Ruhama, Tamiris e Ana Júlia foram classificados e concorreram na fase municipal no dia 11 de setembro contra as escolas EE Armando Falcone, EE José Amaro Rodrigues, EE Severino Tagliari.

As últimas duas etapas foram a Regional e a Final, que ocorreram respectivamente no dia 22 de outubro e 14 de novembro. Na Regional o grupo da escola Munhoz venceu dos representantes das escolas de Engenheiro Coelho e Cosmópolis, que também tiveram as finais conforme o modelo de Artur Nogueira.

Já na final realizada no início do mês competiram as escolas de Limeira, Cordeirópolis, Rio Claro e Artur Nogueira. Nesta competição os alunos tiveram que responder oito atividades e o stop – prova em que os alunos que terminavam uma sequência de contas por primeiro gritavam stop em que os resultados corretos garantiam pontuação extra.

Para a coordenadora pedagógica da escola, a vitória teve mão dupla. “Ela despertou ainda mais o interesse dos alunos pelo assunto. A matemática não é chata, precisa ser compreendida. As disputas, mesmo em sala de aula, induzem ao raciocínio, à participação, ao aprender de uma forma prazerosa”, pontua. “E para a escola demonstra o trabalho em equipe, o empenho dos professores, a aprendizagem dos alunos. Indica que estamos no caminho certo, que a escola pública também tem qualidade e favorece a boa formação.”

Os cinco ganharam o jogo Banco Imobiliário, medalhas, e o troféu de 2º lugar, deixado na escola.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.