09/02/2012

Alunos da Apae fazem equoterapia em Artur Nogueira

Terapia com cavalos pretende estimular coordenação motora

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Artur Nogueira está oferecendo desde janeiro deste ano aulas de equoterapia, um método que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico e educacional.

Como o projeto está em fase inicial, 12 alunos, de 3 a 32 anos, foram avaliados e selecionados para participarem, uma vez por semana, das atividades, que além de melhorar a coordenação motora dos alunos promove o contato com natureza. “É uma ferramenta muito importante que estimula o equilíbrio e o aprendizado do participante, que vai a cada passo descobrindo e explorando novos ambientes e situações”, afirma a fisioterapeuta Marinez Teresani Tagliari.

A equoterapia é dada individualmente, com sessões que duram 35 minutos, sempre monitorada e acompanhada por um guia, que vai conduzindo o animal, e uma fisioterapeuta, que dá apoio e ilustra o passeio, mostrando plantas e outros animais aos alunos.

A terapia envolve desde o passeio à cavalo a preparação do animal, que inclui a colocação e retirada da cela. “Todo o trajeto é lúdico. Embora Artur Nogueira seja uma cidade do interior, são poucos os alunos que tem a oportunidade de estarem em contato com animais e com a natureza”, afirma Marinez.

As aulas acontecem sempre as terças-feiras na Chácara Rouxinol, localizada no bairro rural São Bento, que foi cedida pelo ex-presidente da Apae, Jair Tagliari.

Segundo a Associação Nacional de Equoterapia (Ande – Brasil) a interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima do aluno.

A Apae pretende aumentar a quantidade de alunos participantes ao decorrer do ano. “É um projeto que já vinha sendo discutido há algum tempo e que deve ser levado à frente. Pretendemos atender mais alunos a partir do próximo semestre”, afirma o presidente da Apae, João Nunes Viveiros Filho.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.