29/11/2015

Estudante de Artur Nogueira conquista ouro em competição nacional de astronomia

Victor Gabriel Scapin, estudante da EMEF Aparecida Dias dos Santos, tirou nota 10 na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Ao todo, 76 alunos da escola participaram e receberam certificado.

Estudantes de Artur Nogueira foram destaque na 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira. O único ouro do município foi para o aluno Victor Gabriel Scapin, de 11 anos, estudante do 5º ano da EMEF Aparecida Dias dos Santos, localizada no Parque Laranjeiras.

IMG_6407 - Copia

Sob aplausos e gritos dos colegas, ele recebeu a medalha, junto com um certificado, entregue a todos os alunos participantes. Em evento ocorrido na EMEF, na última quinta-feira (26) , integrantes da Secretaria Municipal da Educação e da direção da escola realizaram a homenagem. Alunos do Colégio Van Gogh também participaram da competição e receberam medalhas.

IMG_6411 - Copia

Um tanto nervoso com toda a cerimônia, Victor foi discreto ao receber a medalha e apenas agradeceu, sem muita intenção de conversar com a imprensa ou enaltecer a única medalha de ouro da 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica recebida na cidade. Discreto, ele agradeceu e voltou ao seu lugar. A simplicidade de Victor, aliada ao surpreendente desempenho, que o fez tirar uma nota 10 na competição, faz do aluno um dos grandes personagens da cidade.

Ao todo, 76 alunos da EMEF Aparecida Dias dos Santos participaram da OBA. Além de Victor, outros três alunos da EMEF foram medalhistas. A estudante Rayssa Antunes Barbosa, do 5º ano recebeu medalha de bronze; Gabriel Aparecido Gomes dos Santos, e Letícia Machado Braga, ambos também do 5º ano, receberam medalha de prata.

IMG_6404 - Copia

Os alunos Hugo De Faveri Van Der Bruggen, Yasmin Godoi dos Reis e Jéssica Lana De Mattos, ambos do 9º ano da escola Van Gogh, receberam medalha de bronze pela participação no OBA.

A cerimônia de entrega das medalhas e dos certificados de participação contou com a presença do Secretário de Educação, professor João Gazolli e das professoras responsáveis pelo desenvolvimento do projeto na escola, Cristina Helena de Campos, Dirce Lefloc de Oliveira, Suzete Steiger Capelo de Moraes e Araceli Filisbino Ferreira que representou a professora Marinez Boer Guedes.

IMG_6401 - Copia

A coordenadora pedagógica Cristina Helena de Campos Pereira conduziu o projeto na escola e pode acompanhar de perto o desempenho e a interação dos alunos com o OBA. “As atividades são bem motivadoras, elas trazem um conteúdo importante de maneira bem lúdica e desafiadora. São mostrados a eles coisas que não estão na grade curricular e isto desperta muito o interesse deles”, explica a coordenadora.

A professora Débora Sacilotto, supervisora de Ensino da Secretaria de Educação reforçou a importância da atividade como    estratégia de formação educacional. “Se nós adultos fizermos uma análise, o que a gente lembra da nossa escola? Destas atividades gostosas que a gente participou, de gincanas, olimpíadas e teatr. Isto faz a diferença a diferença na nossa formação”, afirmou Débora.

Para o secretário de Educação do município, professor João Gazolli, a iniciativa integra um conjunto de ações na área escolar, que buscam gerar conhecimento e noção da participação dos jovens na sociedade. “Isto vai de encontro às políticas educacionais, não só de Artur Nogueira, mas são políticas educacionais de uma sociedade pós-moderna. Este é o caminho para que nós consigamos a ter uma plena cidadania e que nós possamos usufruir das benesses que a sociedade nos oferece de conhecimento, de cultura e de participação”.

O secretário fez questão de frisar a importância da equipe gestora e dos professores na classificação dos alunos, no entanto, ele destacou o esforço de todos os alunos que participaram da competição. “Parabenizo a todos os professores que se empenham em oferecer novas oportunidades de conhecimento e de participação dos nossos alunos. Estão todos de parabéns, equipe gestora, professores e, claro, os alunos, incluindo aqueles que não foram premiados, mas que também se esforçaram e adquiriram mais conhecimento”, conclui Gazolli.

OBA

 A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.