22/11/2015

Caminhada Passos que Salvam reúne mil pessoas em Artur Nogueira

Atividade visa conscientizar população quanto a importância do diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil.

IMG_5855

Artur Nogueira sediou na manhã deste domingo (22) a primeira edição da Caminhada Passos que Salvam. Cerca de mil pessoas vestiram a camisa laranja da campanha e percorreram as principais avenidas do centro da cidade.

Por volta das 8 horas as pessoas começaram a chegar à Lagoa dos Pássaros. Pouco depois das 9 horas, o educador físico Guilherme Vasconcelos deu início a uma série de alongamentos e exercícios para aquecer os participantes.

IMG_5796

Em um ato simbólico, vários empresários nogueirenses receberam uma bexiga laranja que foi solta, dando início a caminhada.

IMG_5826

O trajeto saiu da Lagoa dos Pássaros pela Rua Ernesto Tagliari, passou pela Avenida Dr. Fernando Arens até a Praça do Coreto, onde houve uma breve pausa. A caminhada seguiu pela Rua Adhemar de Barros, subiu a Avenida Dr. Tancredo Neves e retornou para a Lagoa novamente pela Ernesto Tagliari. O percurso levou cerca de uma hora.

O evento foi organizado por empresários locais e faz parte de uma campanha do Hospital do Câncer de Barretos com o intuito de conscientizar a população quanto a importância do diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil.

De acordo com o empresário Wagner Gomes de Barros, um dos organizadores, a campanha teve todas as expectativas superadas. “O resultado foi maravilhoso, acima da expectativa. Parabéns, Artur Nogueira”. Ouça a entrevista completa:

IMG_5754

IMG_5843

IMG_5985

A caminhada aconteceu paralelamente a outros 349 em municípios brasileiros de 12 estados, que também aderiram à campanha. É a quarta edição do evento pelo Hospital.

Caminhada

A caminhada é uma iniciativa do Hospital de Câncer Infanto juvenil de Barretos em prol do diagnóstico precoce do câncer juvenil. Inspirada no St Jude’s Children Hospital, o Hospital criou a caminhada com o objetivo de conscientizar a população quanto à importância do diagnóstico do câncer infanto-juvenil.

Hoje, muitas crianças e adolescentes chegam à instituição com a doença em estágio avançado. Isso pode acontecer devido à desinformação dos pais ou erro médico. Em outros casos, o câncer infanto juvenil pode ser confundido com sintomas de enfermidades comuns da infância e adolescência, como dores de crescimento.

Para se ter uma ideia só em 2014, quatro nogueirenses foram até à instituição para serem tratados, passando por 65 procedimentos. No total daquele ano, o Hospital atendeu 129.069 pacientes vindos de 1.756 cidades de todo o país.

O sucesso do tratamento depende da habilidade em detectar a doença. De acordo com a coordenadora do projeto, Naima Khatib, em muitos casos crianças e adolescentes não são diagnosticados a tempo no país e acabam falecendo pela falta de tratamento adequado da doença. Segundo ela, o índice de cura alcançado atualmente no Brasil é de apenas 55%. Nos Estados Unidos o percentual chega a 95%. “Muitas crianças que estão com dores são logo tratadas como se tivessem dor de crescimento, mas às vezes aquilo é um câncer. Então nem os pais e nem os médicos estão preparados para lidar com isso em faixas etárias baixas. A caminhada visa exatamente essa projeção, para que a família e também a saúde fique atenta às reclamações e então pedir exames a mais”, explica.

Os sintomas destacados por Naima vão de palidez inexplicada à manchas ou sangramentos pelo corpo, sem machucados. Febre prolongada de causa não identificada e dores nos ossos e juntas também estão entre os principais sintomas do câncer infantil. O tipo mais comum entre crianças é a leucemia. Já entre os adolescentes o osteosarcoma é o mais frequente, gerando dores nos ossos ou inchaços na área ao redor dos ossos. A área mais comum é logo acima ou abaixo do joelho, mas podem ocorrer em braços e quadril.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.