14/11/2017

6ª Copa de Judô de Artur Nogueira reúne cerca de 500 competidores

Além de atletas do município, também competiram judocas de Americana (SP), Limeira (SP), Campinas (SP), Paulínia (SP), Leme (SP) e Presidente Prudente (SP)

Da redação

Ocorreu neste domingo (12), em Artur Nogueira, a 6ª Copa Integração de Judô. O evento, com realização do Projeto de Judô do município e apoio da Secretaria Municipal de Esportes, reuniu cerca de 500 judocas divididos em diversas categorias, incluindo participantes de outras seis cidades. Aproximadamente 700 lutas foras executadas ao longo do torneio.

O Ginásio de Esportes “Denilson Amaro Rodrigues”, no Parque Itamaraty, foi o local dos confrontos da 6ª edição da Copa de Judô de Artur Nogueira. As lutas tiveram início às 9 horas e, em aproximadamente oito horas de evento, foram executadas uma média de 700 lutas entre judocas de várias cidades. Ao todo, 500 participantes se enfrentaram nos tatames, 250 deles de Artur Nogueira. Já os demais concorrentes, vieram de outras cidades do interior de São Paulo, como Americana, Limeira, Campinas, Paulínia, Leme e Presidente Prudente.

“A ideia foi promover um evento competitivo, mas pedagógico, com premiação de festival onde todos os participantes são condecorados com medalhas, incluindo bronze, prata e ouro por enfrentarem o medo, a ansiedade e por terem competido também”, explica Rodolpho Lavoura, professor de Judô no Projeto Municipal da vertente esportiva.

Muitas pessoas, inclusive familiares dos judocas, ocuparam as arquibancadas do Ginásio de Esportes “Denilson Amaro Rodrigues” para prestigiar os atletas. Os competidores eram de idades diversas, porém com o mesmo objetivo, desenvolver a prática do esporte com respeito e disciplina.

O competidor mais novo do evento tinha apenas 2 anos, já o mais velho, 48. “Até mesmo o pódio foi nivelado para não haver diferenciações, mas sim, oferecer algo nivelado entre os participantes. O mais importante para nós é que eles executem o que têm aprendido nos treinos, atuando sempre com os valores que são trabalhados, como o respeito ao adversário, ao próprio e aos limites do corpo, além de saber lidar com o “perder e ganhar”, acrescenta Lavoura.

Luís Otávio dos Anjos Pinheiro, de 12 anos, é faixa azul pelo Projeto de Judô de Artur Nogueira. Ele foi um dos competidores na categoria Sub-11 e mostrou entusiasmo em ter feito parte da escala de atletas do evento. “É um sentimento muito bom ver os atletas do Projeto de Judô crescendo, eu também faço parte disso”, pontua.

Além dos alunos do Projeto de Judô que estavam presentes nos tatames, outros deles também participaram de forma técnica para a logística do evento, com as funções de árbitros e oficiais de mesa. Além disso, marcaram presença pessoas que viajaram por mais de 500 quilômetros para acompanhar a realização da 6ª Copa. É o caso do professor de Judô Nelson Marimoto, que esteve no evento com três de seus alunos, inscritos no torneio.

“É raro poder prestigiar um evento como esse, com o intuito de integração, uma vez que a maioria dos envolvidos no esporte estão sempre voltados apenas para as competições. Hoje estou aqui com três alunos que eu trouxe para participar, é muito bom poder conhecer gente nova e acompanhar esse brilhante trabalho que o Rodolpho [Lavoura] tem feito em Artur Nogueira”, relata Morimoto.

Um dos pontos que mostraram o sucesso do evento foi a organização, haja vista o número de lutas que foram realizadas, sem registro de acidentes.

Em breve, outra edição da Copa de Judô deverá ser realizada. Os interessados em se inscrever devem procurar a sede do Projeto de Judô, situada no Jardim Florindo Caetano, ao lado do posto de atendimento do INSS.

  

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.