10/01/2017

30% dos pacientes atendidos em Artur Nogueira são de Cosmópolis

Crise na Saúde do município vizinho intensificou atendimento no Bom Samaritano

Daniela Fernandes

Moradores de cidades vizinhas de Artur Nogueira costumam utilizar os serviços oferecidos pelo Hospital Bom Samaritano, localizado no Jardim Blumenau. Assim, devido à falta de infraestrutura dos demais municípios, aproximadamente 30% do atendimento do hospital são residentes de Cosmópolis/SP e cerca de 4%, de Engenheiro Coelho/SP. Atualmente, o hospital tem convênio com a Prefeitura de Artur Nogueira e não é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

img_9342-1483986844

Hospital de Artur Nogueira: 34% das pessoas atendidas são de fora

Segundo o diretor do Hospital Bom Samaritano, Dr. Sidney Dutra, quaisquer pessoas – não importando a cidade de origem – são socorridas e a população local não é afetada. E, além disso, afirma que a unidade tem total infraestrutura para assistir os municípios próximos. O diretor, contudo, deixa claro que para isso são necessárias algumas formalizações. “Temos total condições de atender toda região, mas para isso seria preciso um acordo, como o que foi feito com a Prefeitura de Artur Nogueira, com as administrações de cada cidade”, declara.

Assinado no início de 2015 pelo então prefeito Celso Capato, o convênio com a Prefeitura de Artur Nogueira com o Bom Samaritano foi prorrogado recentemente por mais 90 dias pelo prefeito Ivan Vicensotti.

Crise em Cosmópolis

Cosmópolis vive uma crise na Saúde Pública. Carmen Lúcia Azevedo é moradora de Cosmópolis e conta que precisa ser atendida em Artur Nogueira, pois na cidade não há profissionais com a especialidade médica que precisa. “Lá não há médicos para nos atender. Foi até por isso que o Pronto-socorro fechou. Mas eu prefiro ser atendida aqui mesmo. O pessoal é mais atencioso e a estrutura é melhor”, explica a dona-de-casa.

cosmopolis-1483989484

Pronto-socorro de Cosmópolis

Corroborando a crise instaurada na cidade de Cosmópolis, recentemente, no último sábado (7), um jovem cosmopolense de 24 anos veio a óbito após não receber devida assistência médica. Ainda com vida, Luiz Henrique Vanzella foi encaminhado ao Bom Samaritano, no entanto não resistiu e morreu a caminho do hospital.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira, o prefeito José Pivatto de Cosmópolis afirmou, por telefone, ao prefeito Ivan, que a situação na cidade seria normalizada e que o fechamento da unidade teria sido tomada de maneira unilateral; por decisão somente da direção do hospital.

Com relação ao Hospital Bom Samaritano, Cosmópolis possui convênio maternidade, para apenas partos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.